Capim-limão (Cymbopogon citratus )

Há mais ou menos 6 anos, eu sai para fazer uma caminhada e me deparei com um capim-limão plantado na área verde do meu condomínio. Resolvi pegar uma muda e levei para casa. Nesta época, o meu jardim era composto de pouquíssimas plantas e um pequizeiro. Como não a considerava muito ornamental resolvi plantá-la escondidinha, lá no fundo do quintal. Fui cuidando, e cada vez mais gostando dela. A fragrância é especial! Em minha opinião o ato simples de pegar uma folha, esfregar nas mãos e cheirar já possui um efeito calmante. Tomar o chá então, nem se fala!

capim limao 620

Dois anos atrás meu irmão voltou de uma viagem que fez à Tailândia me contando sobre diversos pratos maravilhosos que se podia preparar utilizando-a como tempero. Desde então, uso para temperar peixes, aves e no preparo de caldos. Na culinária oriental, principalmente Tailandesa, é muito utilizada no preparo de peixes, frutos do mar e até sobremesas. Tanto suas folhas como o talo e a raiz são aproveitados, sendo necessária a infusão para obtenção do sabor.

pad-thai-tailandia-zarpo-magazine

O resultado disto é que hoje ela não está mais escondidinha no fundo do quintal, ganhou um lugar de destaque no meu jardim! Além de todos esses benefícios, ela ainda é uma grande aliada devido à sua ação repelente.

O capim-limão é conhecido por vários outros nomes pelo Brasil afora: cana-cidreira, cana-cidreira-do-reino, cana-limão, caninha-limão, capim-cidrão, capim-barata, capim-cheiroso, capim-cidreira, capim-cidrilho, capim-cidró, capim-jossá, capim-santo, chá-de-estrada, erva-cidreira, facapé, falso-patchuli, jaçapé patchuli, verbena-da-Índia.

É uma planta originária da Índia e amplamente distribuída pelos países tropicais. Trata-se de uma erva perene muito frondosa que cresce formando touceiras de até 1,2 m de altura, com rizomas (caule subterrâneo e rico em reservas) curtos. As folhas possuem odor aromático característico de limão e coloração verde-pálida. O óleo essencial é amarelo, de odor característico, sabor aromático e ardente.

capim-limao-dieta-viva-614-11800

O chá preparado de suas folhas frescas ou secas é muito apreciado na medicina natural em quase todos os continentes, sendo que no Brasil é utilizado como fortificante, digestivo, antitussígeno, antigripal, analgésico, anti-inflamatório de vias urinárias, diurético, antiespasmódico, entre outros.

A sua maior importância econômica reside na produção do seu óleo essencial, rico em citral e largamente aproveitado na indústria de alimentos e cosméticos.

Apresentação1

Em um estudo realizado em 1991 no Brasil, suas atividades antimicrobianas e antifúngicas foram comprovadas em 22 espécies de microrganismos, além da propriedade inseticida, principalmente larvicida, bem como, repelente de insetos.

Desenvolve-se melhor no calor (24-26°C) e em clima úmido com plena exposição solar. Temperatura acima de 35°C afeta seu crescimento, principalmente se houver déficit hídrico. Inverno rigoroso também não contribui para o crescimento da planta. Geadas podem danificar as folhas e até mesmo matar o capim-limão.

O plantio deve ser feito em solo leve, bem drenado, não muito argiloso ou sujeito a encharcamento. Faça uma cova de 20 cm de profundidade e misture à terra a adubo orgânico na mesma proporção. Caso o solo seja argiloso, acrescente areia à mistura, também na mesma proporção (1/3 de terra, 1/3 de adubo orgânico e 1/3 de areia). Caso se deseje plantar em vasos, recomenda-se colocá-los em locais bem ensolarados. Vasos de 50 litros com pelo menos 30cm de diâmetro são ideais.

O capim-limão é facilmente propagado por mudas, que são formadas por perfilhos retirados da planta mãe pela divisão das touceiras.

Recomendo muito esta planta, seja para os cozinheiros de plantão, os apreciadores da medicina natural, ou mesmo para os que só estão interessados em repelir insetos!

Fontes e links recomendados:

http://www.visaoacademica.ufpr.br/v4n2/gomes.htm

http://www.scielo.br/pdf/%0D/hb/v23n4/a19v23n4.pdf

http://hortas.info/como-plantar-capim-lim%C3%A3o

http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2013/12/como-plantar-capim-limao.html