Cássia-imperial (Cassia fistula L.)

Eu estava pensando sobre qual planta falar aqui no site, quando, caminhando pelas ruas de Jericoacora–CE, me deparei com uma árvore muito majestosa! Não é a toa que é popularmente conhecida como Cássia-imperial. Lindíssima com suas flores amarelas que formam belos cachos pendentes e contrastam com o azul do céu (Foto 1). Então decidi falar um pouco sobre ela, uma árvore ornamental deslumbrante muito utilizada na arborização urbana e no paisagismo em regiões de clima tropical e subtropical.

acacia 620p

Foto 1. Cássia-imperial (Cassia fistula L.) – Jericoacoara- CE.

A Cássia-imperial (Cassia fistula L.) é originária da Ásia sendo também popularmente conhecida como acácia-amarela ou chuva-de-ouro. De porte médio e de rápido crescimento, pode medir de 6 a 10m de altura, florescendo na primavera e no verão. A copa é arredondada e suas folhas são pequenas e caducas (caem durante o outono e inverno). No início da primavera surgem as inflorescências do tipo racemo (o eixo principal cresce mais que os laterais), pendentes e longas, com cerca de 30 cm de comprimento e com numerosas flores amarelas pentâmeras (partes florais em número de 5 ou múltiplo). Seu tronco é um pouco tortuoso, de casca cinza-esverdeada. Os frutos são do tipo legume (vagem), cilíndricos, de cor marrom, e contêm de 25 a 100 sementes castanhas, lustrosas, envoltas em uma polpa doce com propriedades medicinais. Suas sementes são tão perfumadas quanto suas flores. Pode ser plantada em calçadas pois não apresenta raízes agressivas.

Gosta do sol pleno, é pouco exigente em água e tolera bem o frio. Prefere solos com boa drenagem e ricos em matéria orgânica (terra vegetal e húmus de minhoca em partes iguais é uma mistura recomendada para o plantio). As sementes germinam com facilidade: a quebra de dormência pode ser realizada através da escarificação física ou imersão em solução de ácido sulfúrico por 5 a 20 minutos. Após este processo, as sementes devem ser deixadas de molho em água por algumas horas antes do plantio. Mudas podem ser facilmente encontradas em viveiros. Por ser uma árvore sensível ao transplante, é importante escolher o local definitivo de plantio e não mudar mais a planta de lugar. A melhor época para o plantio é na primavera, quando o clima está mais ameno.
A Cássia-imperial é muito utilizada na medicina natural. Suas flores, folhas e frutos possuem propriedades medicinais. Mas vale lembrar que os fitoterápicos não devem ser administrados sem supervisão médica, e maior cuidado ainda se deve ter por se tratar de uma espécie considerada tóxica. Laxantes fitoterápicos a base de Cassia Fistula L. de diferentes marcas podem ser facilmente encontrados nas farmácias (Foto 2).

acacia imperial remedios 620p

Foto 2. Medicamento fitoterápico à base de Cassia fistula L.

Uma forma segura de aproveitar a planta é espalhar pela casa as vagens secas e abertas (mantendo-as fora do alcance de crianças e animais): assim, elas perfumarão a sua casa!

flor de acacia imperial 620acacia imperial editada 620