Paisagismo em Jericoacoara

Compartilhe !
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Recentemente estive em Jericoacoara (CE) e fiquei encantada com o paisagismo do local, rústico e singelo. Resolvi compartilhar as impressões que tive através de fotos que fiz durante toda a viagem.

Jericoacoara é uma praia cearense que fica aproximadamente a trezentos quilômetros da capital, Fortaleza. Até 1985, o lugar era uma aldeia isolada de pescadores, escondida entre imensas dunas. Por volta dessa época o turismo foi descoberto.

A primeira vez que estive lá foi em 1999 quando a energia elétrica tinha acabado de ser instalada por uma rede subterrânea, substituindo os geradores que iluminavam apenas alguns pontos da vila. Lembro dos moradores dizendo que os “gringos” estavam chegando por lá e que muitas coisas iriam mudar. Pouco tempo depois, em 2002, Jericoacoara foi declarada uma Área de Proteção Ambiental (APA) e transformada em Parque Nacional, e, portanto, a construção de rodovias e estradas é proibida. Os moradores estavam certos, Jericoacoara está muito diferente! Hoje a vila é repleta de restaurantes, bares e lojinhas. Uma praça super aconchegante e arborizada foi construída no centro (Foto 1).

Foto 1

Como disse, tudo é muito rústico e o capricho se vê em cada cantinho. Um exemplo disto são as jardineiras colocadas na rua principal com plantas medicinais e aromáticas (foto 2). Quem passa pode sentir o aroma de manjericão, alecrim, capim-santo e outras ervas, além de poder levar algumas folhas para preparar um chazinho.

jardineira

Foto 2

Por todos os cantos podemos encontrar primaveras (buganvílias) de várias cores. Na entrada de restaurantes e lojas elas enfeitam e dão muito charme ao ambiente (fotos 3, 4 e 5).

Foto 3

primavera (2)

Foto 4

primavera 3

Foto 5

A sorveteria da praça é parada obrigatória! Além do sorvete ser muito gostoso, sentar nos banquinhos em frente à sorveteria e observar os detalhes da decoração e do paisagismo é bastante agradável. Como se trata de uma sorveteria, a decoração remete ao tema “leite e seus derivados.” Várias conchas grandes de cozinhas, aquelas comuns em fazendas, servem de vasos para plantas. Raladores de queijo são usados como luminárias. Na fachada da sorveteria, russélias se misturam com uma primavera branca. Mais à esquerda, um ipê-de-jardim dá um toque especial com suas flores amarelas. Várias madeiras dispostas desordenadamente fazem a cobertura da varanda (Foto 6 e 7). O efeito é maravilhoso! Encontrei na internet uma foto mais antiga da fachada desta sorveteria que mostra melhor esta cobertura de madeira (foto 7).

Foto 6

gelato-e-grano-2

Foto 7. Foto retirada do site www.sosolikes.com.br

Para ir ao toalete, o cliente atravessa um pequeno corredor com uma das paredes feitas de cobogó, na qual foram colocados vasos com plantas pendentes (Foto 8). Os cobogós além de charmosos permitem a passagem de ar e luz no corredor e criam um ambiente harmônico com as plantas.

20160128_141346

Foto 8

Algumas lojas, restaurantes e pousadas conservaram as árvores que já existiam no local e construíram de maneira a incorporá-las na edificação. O efeito das copas saindo dos telhados traz um ar ecológico de integração com a natureza (Fotos 9 e 10).

?

Foto 9

Foto 10

Um dos pontos turísticos de Jericoacoara é a Lagoa Paraíso. Uma estrutura para receber turistas foi montada próxima à lagoa, com banheiros, duchas e um restaurante. O paisagismo feito na entrada e no caminho que leva até à lagoa é um atrativo a mais para quem curte plantas como eu.

Rosas esculpidas em pedra, esculturas, bancos de madeira pintados à mão e vasos de cerâmicas estão distribuídos harmonicamente por todo jardim. Eles fazem parte dos chamados ‘elementos arquitetônicos’ no paisagismo.

20160129_163722

Foto 11. Vasos de rosas esculpidas em pedra.

Uma espécie de Ficus (Ficus microcarpa “Variegata”) com folhas variegadas enfeita um lindo vaso de cerâmica (foto 12). A variegação é a presença de zonas de coloração diferente nas folhas e, por vezes, nos caules de plantas. Alguns tipos de variegação são ornamentais, sendo preservados em jardinagem já que a presença de cores mais claras pode conferir um aspecto mais leve, servindo para clarear o espaço.

Foto 12

As Dracenas vermelhas (Cordyline terminalis ) estão por todos os cantos compondo os espaços ao lado de vasos ou de outras espécies arbustivas (fotos 13 e 14). As folhagens verde-escuras, verde-claras e variegadas compõem um canteiro feito à frente dos toaletes. Banquinhos muito charmosos de madeira decoram e fazem parte do paisagismo (foto 14).

Foto 13

Foto 14

No caminho para lagoa, uma espirradeira (Nerium oleander) chama a atenção com suas flores rosa-escuro (Foto 15). Em torno dela foi utilizada como forração a Dianela variegada (Dianella tasmanica), uma planta herbácea, perene, que forma touceiras.

?

Foto 15

A espirradeira é uma planta arbustiva que pode alcançar até 5,0 metros. A floração ocorre principalmente na primavera e no verão. Suas flores são pequenas e reunidas em racemos, nas cores branca, rosa ou vermelhas.

E para não dizer que não falei das belezas naturais quero compartilhar a imagem de uma árvore que é cartão postal da praia do Preá, no caminho para lagoa Paraíso. A árvore é conhecida como árvore da preguiça, por parecer estar deitada e “cheia de preguiça”. A ação de ventos fortes a modelou tornando-a uma obra-de-arte fincada na areia. Ela se encontra a 30 metros do mar e está cercada por dunas (foto 16). Para os moradores, é um exemplo de resistência!

20160129_174110

Foto 16. Árvore da Preguiça (mangue-de-botão;  Conocarpus erectus L.).

Com certeza, isso é apenas uma pequena amostra da beleza e do capricho dos jardins de Jericoacora. O lugar sempre foi um destino atraente por suas belezas naturais, imensas dunas e lagoas, além do famoso pôr-do-sol. O desenvolvimento da vila nos últimos 10 anos proporcionou conforto e aconchego para os turistas, e o paisagismo construído ao longo desses anos é um dos elementos responsáveis por essas sensações. Eu que estive lá quando quase não havia estrutura turística, confesso que me surpreendi bastante! Vale a pena conhecer!

Vários sites disponibilizam informações turísticas de Jericoacoara. Seguem algumas sugestões:

http://www.portaljericoacoara.com.br/

http://www.jericoacoaraturismo.com.br/

http://www.jeri-brazil.org/