Quaresmeira (Tibouchina granulosa Cogn.)

IMG_0291A Quaresmeira (Tibouchina granulosa Cogn.) é uma árvore ornamental que além de ser linda é nativa do Brasil. Quando dei início à construção do meu jardim, mais ou menos 6 anos atrás, escolhi o Jasmim-manga, a Quaresmeira e algumas frutíferas que mais gosto.
A quaresmeira é uma árvore brasileira originária da Mata Atlântica e com ampla distribuição na região sudeste do Brasil (abrangendo os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo) ocorrendo também nos estados da Bahia e Paraná. Esta espécie pode alcançar até 12 m de altura, e seu tronco pode atingir 40 cm de diâmetro. A floração acontece duas vezes por ano: de janeiro a abril (no período da quaresma, daí seu nome vulgar) e de junho à agosto. Suas flores com tonalidades que vão do rosa ao roxo são polinizadas por abelhas mamangavas (Bombus morio) que possuem força física para entrar nas corolas de difícil acesso e coletar os recursos florais.
Sua copa de cor verde-escura tem formato arredondado com folhagem perene ou semi-decídua (suas folhas caem, mas não totalmente), variação que ocorre dentro da própria espécie e também devido ao clima em que se encontra. No período de junho a julho ocorre o aumento da perda de folhas devido à menor temperatura e ao menor comprimento do dia. Podas de formação e controle podem ser feitas para aumentar seu adensamento e manter um porte arbustivo.

quaresmeira 3 620 pixels larg

Foto 1. Quaresmeira de flores rosas. A muda foi adquirida em um viveiro próximo à minha casa, em Brasília. Foi plantada seis anos atrás e além de embelezar o quintal, sombreia a casinha de bonecas das minhas filhas.

quaresmeira4 620pixels

Foto 2: Flor pentâmera de coloração rosa. Estas fotos foram tiradas logo no início da floração, em meados de janeiro de 2016. Os botões florais ainda fechados podem ser vistos na foto à direita.

É impossível não se encantar com a beleza da Quaresmeira. Vista em seu habitat natural é deslumbrante, suas flores roxas ou rosas dão um colorido especial à mata verde e chamam a atenção (Foto 3). Nas cidades é muito utilizada na arborização de ruas e parques, sendo bastante recomendada em projetos paisagísticos.

quaresmeira 5 620pixels

Foto 3: Mata de Quaresmeiras na Serra do Gandarela a 40Km de Belo Horizonte. Fonte: http://aguasdogandarela.org/photo/mata-de-quaresmeiras?context=top

 A quaresmeira é uma árvore rústica fácil de cultivar, com grande capacidade de adaptação e capaz de vegetar mesmo em solos pobres. Recomenda-se o plantio em solo profundo, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Deve ser cultivada sob sol pleno sendo tolerante ao frio moderado. No primeiro ano após o plantio deve-se irrigar regularmente. As sementes apresentam baixa taxa de germinação sendo mais viável a produção de mudas via estaquia de ramos semi-lenhosos.