Tomilho: uma planta aromática apreciada desde a Antiguidade!

Durante a graduação tive oportunidade de trabalhar com plantas aromáticas e condimentares. Passava o dia na estufa, colhendo sementes de manjericão e também cuidando de uma coleção de hortelã. Embora eu não tenha continuado nesta área, sinto muitas saudades desta época, pois trabalhar com plantas aromáticas é algo realmente muito prazeroso. Atualmente tenho algumas delas no meu quintal, como capim-limão, orégano, manjericão, hortelã, alecrim, tomilho, entre outras. Hoje resolvi escrever sobre o tomilho!
O tomilho que conhecemos (Thymus vulgaris) é originário do tomilho selvagem (Thymus serpyllum) proveniente das montanhas da Espanha e de outros países europeus às margens do Mediterrâneo, ocorrendo também na Ásia menor, Argélia e Tunísia. No século 16, o tomilho já era muito cultivado na Inglaterra. Shakespeare fez referência ao tomilho selvagem em sua peça “Sonhos de Uma Noite de Verão”. Na peça, o personagem Oberon, Rei dos Elfos e esposo de Titânia, rainha das fadas, diz: “Sei o lugar onde há belo canteiro que o ar embalsama de agradável cheiro do tomilho selvagem, da sincera violeta e da graciosa primavera…”

wild_thyme_medicine_for_asthma_lung_infection_Chronic_Bronchitis_walki

Foto. Tomilho selvagem nas Hébridas, costa oeste da Escócia – Floração de junho a setembro nas montanhas rochosas. Fonte: ©West-cret.com

O nome vem do grego “Thyme” que significa “perfumar”. Os gregos utilizavam-na como incenso e consideravam a planta fonte de força e coragem. Seu uso remonta de 3.000 a.C. Os Sumérios usavam o tomilho como antisséptico, os egípcios como um dos ingredientes no processo de mumificação, os escoceses tomavam chá do tomilho antes de dormir para evitar pesadelos, os gregos apreciavam muito o mel de tomilho e os romanos utilizavam esta erva para aromatizar queijos.

No Brasil, as espécies de tomilho mais plantadas são:
1tomilho capas2– tomilho comum (Tymus vulgaris): mais popular; folhas pequenas e estreitas
2- tomilho limão (Tymus x citriodorus): folhas verde-claras e sabor cítrico
3- tomilho variegado (Tymus vulgarisArgenteus”): folhas bicolores.
O tomilho é uma planta perene, que atinge até 30 centímetros de altura, de caule tortuoso, lenhoso e rasteiro, do qual partem numerosos ramos eretos que formam touceiras.
As folhas são opostas e pequenas, de cor verde na parte superior e verde acinzentada na parte inferior, com penugem em ambas as partes, porém mais inferior.

thyme-herb

Foto. Tomilho comum. © Alice hennergan.

Foto. Tomilho limão. © Jardins Sintra 2013.

Foto. Tomilho variegado. http://puur-aroma.com

As flores são pequenas, de coloração rosada ou branca, às vezes com tons lilases ou avermelhados, e nascem em forma de espigas nas axilas das folhas superiores. Infelizmente nas regiões tropicais o tomilho não floresce.

Fonte. © twacar

tomilho plantio

 

remediodaterra.com.br

Fonte. ©remediodaterra.com.br

Seu aroma vem do óleo essencial de valor culinário e com propriedades medicinais.
A obtenção do óleo se dá por destilação das folhas e flores frescas. Seus principais constituintes são os fenóis (timol, carvacrol, cimol, borneol, linanol, cimeno e pineno), sendo o timol o componente com maior valor medicinal.
O tomilho é utilizado como anti-séptico, anti-espasmódico, tônico e carminativo.
Tanto o chá de tomilho como o mel são muito utilizados na medicina natural. É importante observar que existem contra-indicações e portanto recomenda-se consultar um médico antes de utilizá-lo como fitoterápico.
mel apresentacao2O mel de tomilho pode adquirir uma variedade de cores, que vão desde o branco até o vermelho, dependendo do tipo de tomilho. Os sabores também variam, mas são geralmente fortes. Recomendado para tratar resfriados, bronquite, resfriados, garganta e trato respiratório. Estimula as funções digestivas. Quando se adiciona ao chá após as refeições, reduz a flatulência e gases.
O sabor do tomilho lembra muito o sabor e aroma do orégano, picante e levemente amargo, servindo para o preparo de sopas, carnes, aves, peixes, saladas e pratos à base de tomate.

collage3

Fonte. ©comidaereceitas.com.br

 

O grande segredo e requinte da culinária é a liberdade que se tem em combinar ervas e condimentos. O tomilho é uma ótima opção para quem gosta de sofisticar e descobrir novos sabores e aromas na cozinha.
Recomendo muito o tomilho, seja para os cozinheiros de plantão, os adeptos da medicina natural ou para aqueles que simplesmente queiram perfumar seu jardim!

Sites consultados:
https://www.botanical.com/botanical/mgmh/t/thygar16.html
http://www.dulcerodrigues.info/plantas/pt/tomilho_pt.html
http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/thymus-vulgaris/
http://www.planfor.pt/comprar,mel-de-tomilho,E047,PO
https://species.wikimedia.org/wiki/Thymus_%C3%97_citriodorus
https://species.wikimedia.org/wiki/Thymus_vulgaris
https://www.botanical.com/botanical/mgmh/t/thygar16.html
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/tomilho.html#.Vvrd7xv2bIU#ixzz44K8cAVf0
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/tomilho.html#.Vvrd7xv2bIU
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/sonhoverao.html
https://www.virtualheb.co.uk/wild-thyme-pink-purple-wildflowers-western-isles/