Trepadeira-africana: folhas verdes e flores perfumadas o ano inteiro

Originária da África do Sul, a trepadeira-africana (Delaire odorata) é uma planta ornamental semi-herbácea, de folhagem verde-escura e perene, e que produz belíssimas flores durante todo o ano. O caule verde pode alcançar 8 metros de comprimento, emitindo ramificações que se agarram sobre os suportes. As inflorescências são compostas por pétalas e estames amarelos e suas sementes são pequenas, constituídas de pelos especiais que facilitam a dispersão pelo vento. A floração é extremamente exuberante além possuir um aroma adocicado. Pode ser utilizada para cobrir caramanchões, cercas e muros, e como planta pendente, quando plantada em jardineiras suspensas. São visitadas por polinizadores como abelhas e borboletas.

Pode ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa. A minha muda respondeu melhor ao local sombreado com bastante luminosidade. O solo deve ser fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente. A adubação de manutenção deve ser feita a cada 3 meses.
Resiste ao frio de até -5ºC e prefere o clima ameno do sul do país e regiões serranas.
Multiplica-se por sementes, estaquia dos ponteiros ou raízes cortadas e postas a enraizar após o período de florescimento.
Na Califórnia, Havaí, Nova Zelândia e Austrália tornou-se uma planta invasora por ser capaz de cobrir as copas de árvores e arbustos e crescer intensivamente cobrindo grandes áreas.
Então deve-se ter cuidado para não permitir que esta trepadeira escale árvores, controlando seu crescimento com podas regulares .
Se você deseja dar um colorido delicado para o seu jardim e ainda perfumá-lo, a trepadeira africana é uma boa dica, por seu linda e muito fácil de cultivar!

• Nome Científico: Delairea odorata
• Nomes Populares: Trepadeira-africana, Gerânio-africano, Hera-alemã, Senécio, Trepadeira-senécio